Como ter o seu próprio negócio e ser lucrativo!

Publicado: 21/05/2019

Atualmente o Brasil é um dos melhores Países para empreender. Levando em consideração o momento atual em que o país se encontra, as condições nunca foram tão favoráveis para ter o seu próprio negócio.

Por mais incrível que esta ideia seja, é necessário seguir alguns passos para que seu investimento não se torne um pesadelo.

 

 E para que isso não aconteça, é importante que o que futuro empreendedor faça um bom planejamento, estudando os seus passos e definindo os seus objetivos.

 

Para ajudar você, futuro empreendedor, nós separamos aqui algumas dicas de como transformar o seu projeto em realidade. 

 

Passo 01 - Conheça o Mercado

 

Se pararmos para pensar, quando falamos de Mercado, as possibilidades são inúmeras. Os nichos em que se pode atuar são vários. Então, tenha calma e leve um tempo pesquisando qual segmento você quer atuar e o conheça profundamente. Pergunte a si mesmo: "eu quero trabalhar com o que?". Qual a área você tem mais afinidade? Quando responder essas questões, pesquise e estude muito. Conheça os seus concorrentes, estude os seus custos. O que vai ajudar, e muito, é conversar com pessoas da mesma área em que você deseja atuar. Aproveite o poder das redes sociais, e conheça o público da área em que vai atuar. 

 

Passo 02 - Defina o seu investimento

 

Muita gente acredita que, para abrir um novo negócio, é necessário ter muito dinheiro. E está ai o pensamento errado. O que o futuro empreendedor precisa sabe é: como investir o seu capital da melhor forma. Isto se torna muito importante, pois, nem sempre o retorno vem de forma imediata. Portanto, tenha reservas financeiras para os seus custos e os seus custos pessoais. Esse planejamento será importante para que o seu negócio não se perca.

 

Passo 03 - Coloque as ideias no papel

 

Essa é a hora em que você irá visualizar os seus objetivos. Pense que você só vê a ilha, estando fora dela. O que isso significa? Não deixe nada somente na sua cabeça. Coloque tudo em um papel. Escreva, e muito. Ideias, planos, objetivos, metas, público, investimentos. Somente assim você será capaz de olhar tudo de forma mais clara e minuciosa. 

Esta é a hora em que a disciplina irá ser o diferencial do seu negócio. Muitas vezes será necessário que você, futuro empreendedor, estenda as suas horas de trabalho e planejamento para alcançar os seus objetivos. 

 

Passo 04 - Resolva as questões burocráticas

 

Abrir um negócio requer, como falamos anteriormente, disciplina e também muita seriedade. Dependendo do nicho em que você escolher, será necessário a ajuda de um contador ou até mesmo um advogado para resolver questões burocráticas. Por exemplo, caso o seu negócio seja alimentação de rua, procure um profissional responsável que possa orientar você sobre permissões, alvarás, documentos da vigilância sanitária, etc. Esses momentos, em que achamos chatos e dificultosos, são os momentos em que irão te proteger mais pra frente. 

 

Passo 05 - Procure o Sebrae da sua cidade

 

Nada melhor, para ter sucesso que contar com um time de especialistas. E o melhor, especialistas acessíveis. Para isso, procure o SEBRAE da sua cidade. Para quem está abrindo o seu próprio negócio, o Sebrae possui inúmeros cursos gratuitos, atendimentos e cartilhas. 

 

Passo 06 - Tenha muita calma

 

Sabemos que abrir um novo negócio é empolgante e desafiador. Por conta disso, tenha calma e segure a ansiedade. Procure não tomar decisões precipitadas e no calor do momento. No Brasil, muitas, senão a maioria, das empresas fecham por conta da falta de planejamento e estudos. Respire fundo, tenha calma e seja realista. Isso vai ajudar você a evitar frustrações mais pra frente.

 

Esperamos que, com essas dicas breves, possamos ter despertado em você o desejo de empreender. 

 

Desejamos muito sucesso na sua jornada.

 

Voltar

Cadastre seu e-mail para novidades